Auto Conhecimento 3 de maio de 2012 10:00

Como parar de ficar remoendo pensamentos

Como parar de ficar remoendo pensamentos

Quando estamos enfrentando uma crise, ou se temos que tomar uma grande decisão, muitos de nós caímos na armadilha de cismar. Você fica atolado em um círculo de pensamentos sem parar e sem gerar qualquer resultado. É um tipo de pensamento que não faz nada a não ser perpetuar sua existência.

Nós temos esse sentimento auto induzido de que se permanecermos pensando em alguma coisa tempo suficiente (geralmente constantemente), então chegaremos eventualmente à resposta correta. Tudo que temos que fazer é pensar por tempo o bastante e BOOM! A divina inspiração aparece.

Como você pode impedir você mesmo de ficar remoendo os assuntos?

Se distraia

Encontre uma atividade, como malhar ou trabalhar com as mãos de forma a requerer tanta atenção que seu cérebro é forçado a ser distrair e parar de cismar. Trabalhar com as mãos é especialmente eficiente, por que exige tanto de sua habilidade motora quanto seu processo mental. Seu cérebro simplesmente não terá como se dividir em uma terceira tarefa, que neste caso é remoer o assunto.

Outras atividades recomendadas são aquelas que te fazem se sentir curioso, orgulhoso, divertido ou desafiado. Quando você está se sentindo bem é forçado a esticar um pouco a tensão além daquilo que você fez no passado, você estará fazendo seu cérebro trabalhar por você. Ou tente assistir a um filme de suspense. Estudos revelaram que quando alguém é forçado a ver algum suspense, o cérebro é forçado a permanecer no presente uma vez que todos os sentidos estão completamente engajados. Você literalmente não tem tempo para se preocupar com o futuro já que sua mente está focada em simular o presente para você.

A técnica de PARAR

Um terapeuta uma vez me disse que dava elásticos para seus pacientes para colocar em seus pulsos. Assim que a roda de pensamentos começava a girar, eles deveriam estalar o elástico em seus pulsos para fazê-la parar. Imediatamente.

Outra forma eficiente de usar a técnica de PARAR é dizer a palavra “PARE” em voz alta, ou, se você está em um lugar público e não quer causar uma cena, imagine uma grande placa de “PARE” bem em frente a você. Qualquer coisa que traga a sua atenção imediatamente para o que você está fazendo no momento irá parar os pensamentos repetitivos.

Puxe o gatilho

Se você está em uma situação que você sabe que precisa agir, e quer agir, mas está preso pelo medo, dê os primeiros passos. Mesmo que seja um passo de criança.

O constante desejar, esperar e rezar não o gera qualquer movimento, tão pouco alívio. Isso apenas o manterá atolado naquele círculo. Mas dar o menor passo vai tira-lo da esteira que não leva a lugar algum, não importando se este passo é bom ou ruim. Ele ainda colocará as coisas em movimento e isto irá te tirar do sentimento de animação suspensa que o ato ficar remoendo gera. Você começará a se sentir como uma bola de neve, gerando mais velocidade conforme você segue em frente.

Evite as armadilhas de cismar

Se você é do tipo de pessoa que tem obsessão por dinheiro, evite ficar constantemente verificando sua conta bancária. Se um de seus colegas de trabalho é tão negativo que te puxa para baixo, comece a almoçar em um restaurante próximo para evitar ficar muito tempo com ela.

As armadilhas são coisas que fazem seu subconsciente reagir sem que você perceba que existe uma conexão entre as duas coisas. Você se sente mal quando estar perto de seu colega mas você não consegue saber por que.

É claro que é bom fazer algum tipo de autoexame e tentar encontrar alguma ideia que irá solucionar o problema, mas em algum momento, iremos atingir o ponto de diminuição dos resultados. Estaremos gastando tempo valioso fazendo alguma coisa que não irá gerar resultados além de gerar mais ansiedade ou miséria.

 

Você pode ser melhor todos os dias. Basta acreditar em você e usar coisas simples para ter uma atitude mais positiva.

Eu acredito em você!

Forte Abraço,

André Cruz

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